ISBN: 978-85-64593-86-2
1º SIMPÓSIO DE HUMANIDADES
Saberes plurais: A Relevância social da Universidade Pública
IH/UNB e os HIS/PPGHIS, FIL/PPGHFILO, GEA/PPGGEO, SER/PPGSER-UNB têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o 1º Seminário Internacional de Humanidades – Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública” na
UnB no Campus Darcy Ribeiro no período de 21,22 e 23 de outubro na Universidade de Brasília.
O Seminário Internacional promovido pelo Instituto de Ciências Humanas da UnB pretende promover o diálogo e a reflexão entre diferentes áreas do conhecimento, em especial, da Filosofia, Geografia, História e Serviço Social, representados nos departamentos que constituem este instituto. O evento têm como objetivo pensar a relação entre a produção dos saberes nas Universidades Públicas e os vínculos estabelecidos por estes com a sociedade. O propósito é construir debates interdisciplinares que ressaltem a reflexão das ciências humanas como propulsora para a formulação e avaliação em diálogo com as demais ciências. Como parte constitutiva dos direitos humanos, a partir de uma perspectiva de uma universidade plural e democrática, entende se aqui ser as ciências humanas decisivas para a construção de novas epistemes no desenvolvimento do conhecimento no que se refere a apropriação ética e política do espaço público. Para tanto buscar-se-á divulgar pesquisas e suscitar debates tanto em torno dos temas no âmbito interdisciplinar, quanto aqueles que se estruturam sob perspectivas teóricas e metodológicas que visam ampliar os campos de interlocução do cientista das humanidades com os demais campos do conhecimento.
Para este encontro, o Comitê Científico propõe um diálogo abrangente que articule temas e objetos das Ciências Humanas, pois que na interpretação dos mais variados objetos de estudos presentes nas inúmeras pesquisas, verifica-se um horizonte de possibilidades latentes de uma construção dialógica no campo das relações entre Sociedade e Universidade em que esta relação é compreendida como fundamental para a ratificação da democracia na sociedade brasileira. Assim a intenção é promover, a partir de experiências individuais e coletivas, o contato dos homens e das mulheres com as aproximações e distanciamentos entre os domínios das humanidades e demais campos do saber de forma que essas aproximações se constituam em um esforço de análise por parte dos cientista no que tange aos modelos, regras, disputas, tensões e relações de poder que consubstanciam a pesquisa e a produção do conhecimento acadêmico no espaço da universidade pública como um lugar social.
Nossa proposta, portanto, é promover o debate acerca das diversas abordagens da produção de saberes configurados nos diversos objetos de pesquisa pertinentes às ciências humanas e nos demais campos do saber de modo a contribuir para o desenvolvimento, a crítica e a divulgação dos aportes teóricos, metodológicos, conceituais e empíricos produzidos no espaço da Universidade pública no âmbito da graduação e da pós-graduação.
Diante do exposto, a primeira edição de nosso seminário discutirá a importância da aproximação entre a Universidade e a sociedade. Neste sentido, as conferências, minicursos, mesas e simpósios temáticos se debruçarão sobre os seguintes tópicos: circulação social do conhecimento científico produzido pelas humanidades, o que envolve as expansões universitárias; pertinência da pesquisa universitária efetivada pelas humanidades para a elaboração e adoção de políticas públicas; interdisciplinaridade e sinergia acadêmica; conhecimento, ideologia e política.
Compreendido como proposta piloto, a programação da primeira edição contará com Conferências (3 noites), minicursos e mesas redondas (manhãs) e Simpósios Temáticos (tarde) e ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro de 2019.